[Dorama] Juvenile Justice.

 Olá pessoal.

Juvenile Justice é um dorama da Netflix que foi lançado em 2022, com 10 episódios.

Sinopse: O drama acompanha a juíza Shim Eun seok que tem completo desinteresse por jovens e sempre se incomoda com seus comportamentos. Ironicamente, ela acaba sendo remanejada para a justiça de menores no distrito de Yeonhwa e precisa repensar suas opiniões.
Créditos: Adoro cinema.
Gente, não sei nem por onde começar. Já aviso que não é um dorama leve, tem violência e coisas que pode ser gatilho pra alguém.
Pra mim ele é 10/10, tanto roteiro quanto o elenco, tudo maravilhoso.

São vários casos e eles começam com o mais pesado de todos, mas ainda sim os outros casos te prendem e te fazem sofrer igualmente. Não fiquei entediada nem um minuto.
Gosto muito do fato do drama nos fazer pensar bastante em várias coisas, principalmente no quanto as leis precisam mudar, e o quanto é importante pessoas que levem a sério e entendam a importância de suas profissões.

Como diz na sinopse, a juiza Shim Eun Seok (Kim Hye Soo) tem ódio de menores infratores, por isso ela é conhecia como Juiza Máxima, já que sempre faz o possível pra aplicar a pena máxima aos jovens.
O drama vai dando a entender que toda essa raiva vem de rancor, mágoa com algo que aconteceu no passado, e realmente tem total a ver. Mas com a entrada de Cha Tae Joo (Kim Mu Yeol) em sua vida, ela vai passando a olhar os adolescentes de outra maneira.

Tae Joo acredita que com atenção e acompanhamento os menores infratores podem se recuperar e seguir uma vida digna, por isso ele acompanha pessoalmente alguns jovens de seus casos.
Spoiler: ele, como um menor infrator que se recuperou graças ao incentivo do Juiz Kang, sabe que jovens podem se recuperar.
A única coisa que atrapalha um pouco é a inocência do Tae Joo, que acredita em qualquer adolescente que faz cara de cachorro que caiu da mudança pra ele, por isso que ele com a juiza Eun Seok é a dupla perfeita, é o equilibrio certo, ela a razão e ele a emoção, um vai aprendendo com o outro a se tornar alguém melhor, ou menos inocente.

Kang Won Joong (Lee Sung Min) é quem manda na coisa toda, não sei explicar exatamente mas ele é o juiz responsável por onde eles trabalham.
Eu gosto da parte do Won Joong, acho que saiu um pouco do clichê e vou explicar porque, com spoiler.
Ele teve várias chances de se tornar corrupto, apesar de não falarem nada claramente, a ida dele pra assembleia não me cheirava nada bem, parecia muito suspeito e provavelmente uma hora ou outra ele teria que passar um pano pra alguém.
O fato do filho dele fazer parte do grupo corrupto da escola e isso poder ferrar com ele, fez ele querer fazer mais coisas erradas ainda.
Mas além do filho tentar suicídio, a juiza Shim e o juiz Cha fizeram ele lembrar de quem realmente era e colocar os pés no chão.
Finalmente um juiz que mesmo com todas as oportunidades de ganhar muito dinheiro com coisas erradas, no final não cai em tentação e se permanece uma pessoa de bom caráter.

Quando o juiz Kang vai embora, quem fica no lugar dele é Na Geun Hee (Lee Jung Eun).
Geun Hee é uma juiza rude, mas na dela. Ela gosta de julgar rápido os casos, sem ligar realmente pro que pode acontecer depois. Nunca se importa com a pena, por isso sempre dá uma pena abaixo do esperado, porque pra ela "são apenas crianças".
Essa mulher me irrita do inicio até quase o fim.

Curiosidades:
  • No drama, usaram leis reais da Coreia. A lei que impede menores de 14 anos de ser responsabilizado criminalmente existe lá e se chama Lei da Proteção Juvenil. As penas que podem cumprir é serviço comunitário ou ficar em instalação de proteção juvenil.

  • Quem fez o menino de 13 anos do primeiro caso, foi uma atriz chamada Lee Yeon, ela nasceu em 1995.
E esse caso foi baseado em fatos, assim como o escândalo do vazamento de provas e o caso do tijolo. Claro que eles mudaram algumas coisas, mas foram baseados em casos reais.

Um triste adeus:
Não tem nada a ver com esse dorama, mas um ator que eu gosto muito infelizmente faleceu recentemente.
Lee Eol lutava contra o câncer, mas infelizmente faleceu dia 26.
Assisti com ele It's okay not to be okay e Live, inclusive o personagem dele foi GIGANTE em Live e vai fazer muita falta na dramaland, porque era um ator incrível.
Que ele descanse em paz e Deus o receba de braços abertos. Muita força pra família, amigos e fãs nesse momento.

É isso, espero que gostem.





Comentários